Mestrado Profissional em Teologia Prática

Apresentação

Histórico

A Pós-graduação em Teologia da PUC Minas é o resultado de um processo de amadurecimento e reflexão, tanto no que diz respeito ao foco do Programa quanto à sua modalidade e corpo docente. A caminhada teve início em 2014 e, desde então, o grupo de professores(as) tem se dedicado à produção técnica e bibliográfica, à organização de livros e eventos, a Grupos de Pesquisa e à ofertas de cursos de pós-graduação lato senso.

Notando a carência de um curso de Mestrado Profissional em Teologia no âmbito católico no Brasil, a comissão optou por essa modalidade e desenvolveu um Projeto na área de Teologia Prática, com duas linhas de atuação: a) Formação cristã e anúncio; b) Pastorais Sociais e de Fronteira. Aprovado em 07 de junho de 2023, o programa terá início em XXXX de 2024, com uma grade em forma de módulos e com intermódulos pelo sistema remoto.

Modalidade: profissional

O Programa é o primeiro no país a oferecer uma pós-gradução em Teologia segundo a modalidade profissional em meio às IES católicas do Brasil.

Enquanto o mestrado acadêmico forma profissionais para atuarem na docência visando problematizar questões e, se possível, solucioná-las em âmbito teórico e formal, o mestrado profissional forma agentes teórica e tecnicamente para elaborarem projetos executáveis como resposta a uma demanda concreta ou para qualificarem projetos já existentes. Assim, são elementos identitários do Programa de Mestrado Profissional, a base teórica e a competência técnica em função da atuação prática e executável que é seu produto.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Qualificar em Teologia Prática graduados(as) em Teologia e outras áreas do conhecimento, oferecendo-lhes instrumental bíblico-teológico- pastoral, a fim de que possam atuar em ambientes religiosos, em espaços educacionais, em ações pastorais e sociais, criando, planejando, desenvolvendo, gerindo, assessorando, difundindo e acompanhando projetos em prol da transformação e da humanização da realidade, à luz da fé cristã.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Comum às duas Linhas de Atuação

  • Desenvolver a pesquisa e a reflexão da inteligência da fé para o agir transformador nas próprias comunidades religiosas e em situações concretas da sociedade.
  • Despertar habilidades prático-cognitivas no campo bíblico-teológico-pastoral em vista da atuação nos espaços religioso e público.

b) Próprios da Linha de Atuação Formação e Anúncio

  • Capacitar, por meio de fundada reflexão bíblico-teológica, os(as) agentes pastorais para as demandas próprias das Igrejas cristãs.
  • Qualificar agentes das diversas Igrejas e pastorais para atuar no campo catequético, evangelizador e missionário.

c) Próprios da Linha de Atuação Pastorais Sociais e de Fronteira

  • Formar profissionais para atuar em fóruns e espaços de educação cristã, em diálogo com outras confissões cristãs e com as diversas tradições religiosas e espiritualidades.
  • Possibilitar a criação, a implantação e o acompanhamento de projetos socioeducativos voltados para a cidadania, os direitos humanos, a inclusão sociocultural e o meio ambiente.

Público-Alvo

  • Coordenadores(as) de pastorais, cuja tarefa é a criação, a implantação e o acompanhamento de projetos capazes de articular as várias atividades e grupos das Igrejas cristãs;
  • Agentes comunitários que, ancorados nos valores da ética cristã, lideram grupos, ONGs e centros de promoção humana, de forma que possam elaborar projetos factíveis, estatutos e códigos éticos para suas organizações;
  • Coordenadores(as) de catequese, catequistas e discipuladores(as) de escolas bíblico-evangélicas, que precisam de boa preparação bíblico- teológico-pedagógica para desenvolver as atividades de transmissão da fé e elaborar roteiros para esses encontros;
  • Coordenadores(as) e animadores(as) de círculos bíblicos, que precisam de formação teológica para animar a pastoral bíblica, conduzir os grupos de reflexão e elaborar subsídios para os mesmos;
  • Agentes pastorais que trabalham em hospitais e clínicas e que desejam qualificado embasamento teológico e humanístico para lidar com as questões que envolvem o sofrimento humano, a dor e a perda;
  • Gestores(as) de hospitais, presídios e escolas que buscam se capacitar para elaborar modelos de gestão humanitária, solidária e aberta às diferenças;
  • Agentes da pastoral que atuam na universidade e nas escolas confessionais, de forma que sejam capacitados para o serviço de coordenação, de acompanhamento dos alunos e possam produzir subsídios que promovam o diálogo entre fé, cultura e ciência;
  • Secretários(as) e atendentes de Igrejas cristãs necessitadas de fundamentação humano-teológica para melhor atender o povo e encaminhar suas demandas;
  • Coordenadores(as) e agentes de pastorais específicas, tais como pastoral familiar, da juventude, da criança, do idoso etc., proporcionando-lhes condições para elaborar projetos pedagógicos e subsídios para seus grupos;
  • Coordenadores(as) das novas comunidades, que buscam fundamentos teológicos para elaborar seus estatutos e suas regras de vida;
  • Líderes religiosos, tais como presbíteros(as) e pastores(as) evangélicos(as), que buscam qualificação para gerir suas comunidades e para melhor atender o povo em suas necessidades espirituais;
  • Agentes sociais que atuam no campo da ecologia, de forma que possam propor atividades educacionais, desenvolver projetos de preservação do meio ambiente e trabalhar junto a comunidades vulneráveis, tais como ribeirinhos, quilombolas, indígenas e atingidos por desastres ambientais;
  • Agentes pastorais que trabalham com pessoas em situação de risco, tais como moradores de rua e toxicodependentes, de modo que possam buscar alternativas sanitárias, jurídicas e socioeconômicas para a promoção dos mesmos.
  • Agentes da pastoral carcerária, cuja função é apoiar e ajudar integralmente aqueles(as) que vivem em privação de liberdade e suas famílias.
  • Religiosos e religiosas (de ordens, congregações etc.), cuja função é animar as atividades pastorais e estruturar e coordenar projetos sociais desenvolvidas pelos seus institutos.