Mestrado Profissional em Teologia Prática

Área de Concentração e
Linhas de atuação

Área de concentração: Teologia prática

O programa é um centro especializado de formação específica na área da Teologia Prática.

A Teologia, além de dar as razões da fé, fomenta a práxis pastoral, que, por sua vez, contribui ativamente com a reflexão teológica. O Programa responde a essa demanda, pois possibilitará aos(as) interessados(as) um aprofundamento teológico-prático, que desembocará na elaboração e no desenvolvimento de produtos, projetos e processos factíveis, a partir de necessidades e situações concretas das Igrejas e da sociedade.

Linhas de atuação

Linha 1: Formação e Anúncio

Esta linha trabalha especificamente com o caráter evangelizador da fé cristã, por meio do anúncio da Palavra e da formação teológico-prática. Seu campo de atuação são as diversas comunidades eclesiais católicas e de outras confissões cristãs, tais como paróquias, vicariatos, dioceses, congregações, escolas e capelanias. Seu trabalho consistirá em capacitar agentes que se ocupem com a formação e a animação das diversas comunidades em seus contextos socioculturais, atendendo às demandas cada vez mais desafiadoras da sociedade. Deverá considerar o sujeito eclesial pós-moderno e a sociedade complexa e plural hodierna, no contexto urbano. Para isso, deverá ter formação no campo bíblico-teológico na vertente pastoral, considerando os pressupostos da antropologia, da ética, do ecumenismo, da ecologia etc.

Linha 2: Pastorais Sociais e de Fronteira

Esta linha trabalha especificamente com o caráter social e libertador da fé cristã, por meio da atuação teológica nos espaços e nos vários segmentos da sociedade. Compreende-se o termo “fronteira” como um “entre-lugares” propício para diálogos entre os saberes, as religiões, as culturas e os vários segmentos da sociedade. Seu campo de ação são as diversas situações de vulnerabilidade, especialmente as periferias existenciais da sociedade. Seu trabalho consistirá em formar e capacitar agentes que atuem na formação de lideranças, na articulação entre Igrejas e sociedade e espaços educacionais. Para isso, deverá ter formação no campo bíblico-teológico com acento nas áreas de antropologia teológica, de ética cristã, de diálogo ecumênico e inter-religioso, de política e de ecologia.